Rastreamento

Digite o número do objeto dos correios conforme o exemplo:

 

    

 

 Medicao-de-Pico-de-Fluxo-Expiratorio    

Pico de Fluxo Expiratório: um termômetro para a asma

Um medidor do pico de fluxo expiratório para um paciente com asma é como um termômetro para um paciente com febre. O medidor do pico de fluxo expiratório ajuda a determinar o quanto as suas vias aéreas estão abertas, ao invés de apenas adivinhar como você se sente.

Em alguns casos, quando você não está se sentindo bem, você pode se sentir "quente" ou "febril", mas quando você mede sua temperatura com um termômetro, ela está normal. Com a asma, ás vezes você pode sentir sua respiração "apertada" ou seu peito pode parecer "pesado", mas você está com sua função pulmonar normal. O medidor do pico de fluxo expiratório pode ajudar você a determinar se a sua sensação de aperto no peito é realmente uma mudança nas vias aéreas ou não, assim como o termômetro ajuda a determinar se sua sensação de calor é realmente uma febre.

Pacientes podem se beneficiar do uso do medidor de pico de fluxo expiratório de várias maneiras: para reconhecer que a asma pode estar ocorrendo á noite; para aumentar a percepção da asma; para identificar fatores que piorem a asma, e para prever a piora da asma.

 

O medidor do pico de fluxo expiratório é uma invenção simples, portátil e barata que mede o fluxo aéreo ou o valor do pico de fluxo expiratório (PFE). Existem vários medidores disponíveis, que variam discretamente em acurácia, durabilidade e preço. Se usado apropriadamente, o medidor de pico de fluxo expiratório pode ser uma ferramenta valiosa no manejo da sua asma. Os medidores de PFE são encontrados facilmente, mas idealmente devem ser usados com a recomendação de um médico.

 

Os medidores do PFE podem ser usados para:

  • Determinar a severidade da asma;
  • Verificar a resposta ao tratamento durante um episódio agudo de asma;
  • Monitorizar o progresso no tratamento da asma crônica e fornecer informações para qualquer possível ajuste na terapia;
  • Detectar a piora na função pulmonar e evitar uma possível crise severa com uma intervenção precoce;
  • Diagnosticar asma induzida por exercício.
Uma das mais importantes funções do medidor do PFE é ajudar o paciente e o médico a avaliar a severidade da asma. A queda dos valores do PFE antes dos sintomas da asma serem notados indica que um ajuste é necessário. O sinal de alerta precoce pode significar a adição de uma medicação um outras mudanças no plano de tratamento. Quanto mais cedo for dado o sinal de alerta e mais rápido o problema for corrigido, menos medicação e menos tempo serão necessários para trazer o pulmão de volta ao normal. 

Alguns pacientes com asma têm estabelecido um plano de ação com seus médicos, então eles sabem qual medicação adicionar se seu PFE cair abaixo de um determinado nível. No entanto, medidas do PFE não são um substituto para medidas espirométricas no consultório do médico, que são muito úteis para estes propósitos.

 

Com a monitorização domiciliar do PFE, é essencial que o paciente siga algumas recomendações importantes:

1)
aprender com um profissional experiente como usar adequadamente o medidor de PFE;
2) aprender como e quando anotar (em uma tabela) as medidas do PFE; e
3) aprender o que fazer se as medidas do PFE caírem.



Pais com crianças pequenas também devem aprender essas recomendações. Os pacientes dever levar seus medidores do PFE ao consultório médico para checar a acurácia do aparelho e para revisar o seu uso correto.

 

A asma é normalmente pior à noite, embora alguns pacientes não despertem apesar dos baixos níveis do PFE. Quando nós dormimos, há uma diminuição na quantidade de oxigênio no sangue, mas em asmáticos esta queda na oxigenação pode ser mais freqüente e mais longa. A severidade da asma à noite poder ser monitorizada com o medidor do PFE. Você não tem que acordar à noite para usar o aparelho. Compare a medida matinal com medida da noite anterior para determinar o grau de asma noturna. Uma queda de 15% ou mais em relação à medida da noite anterior pode indicar asma noturna, que você poderá corrigir com seu médico.

 

O uso da monitorização regular do PFE tem ajudado os pacientes a ter uma idéia clara de como seus pulmões estão funcionando. 

Sem medidas objetivas é difícil determinar quais fatores que podem causar piora na função pulmonar. Para descobrir estes fatores, você pode anotar as medidas do PFE antes e depois de exposição a alergenos, irritantes ocupacionais, exercício, ou outros eventos potencialmente desencadeantes de asma. As medidas do PFE durante diferentes estações do ano podem ser causados por pólens ou ar frio ou seco. Os muitos benefícios do uso correto do medidor do PFE fazem ele ser considerado de grande importância no acompanhamento de qualquer paciente asmático, especialmente se a asma está sendo difícil de ser manejada.


 

Existem várias etapas para se usar corretamente um medidor de PFE. Você deve soprar com força no aparelho para atingir a melhor medida possível, e repetir essa tentativa três vezes. Anote a melhor das três tentativas. Todas as três medidas devem ser próximas, para mostrar que um bom esforço foi feito em cada vez. Isto é especialmente importante quando os pais estão avaliando a asma de suas crianças.


Além disto, é útil anotar medidas antes e depois do uso de broncodilatadores inalatórios. O médico pode obter muitas informações revisando estas medidas. Isto também ajudará você adquirir uma melhor consciência da sua função pulmonar. Uma tabela de medidas de PFE, com cada dia anotado em uma coluna, ajuda você a mostrar como sua asma vai indo.

Guarde na memória algumas recomendações para serem seguidas quando usar um medidor do PFE:

1 – Tenha certeza que o aparelho marca zero, ou está no valor basal;
2– Fique de pé (a menos que esteja incapacitado; neste caso a posição deve ser a mesma para todas as manobras);
3 – Faça uma inspiração o mais profunda possível;
4 – Coloque o aparelho na boca e feche os lábios ao redor do bocal;
5 – Sopre o mais forte e rápido possível (uma a dois segundos);
6 – Não tussa e não deixe a língua tapar o bocal;
7 – Anote o valor obtido;
8 – Repita todo o processo mais duas vezes;
9 – Registre o maior valor dos três valores obtido no seu diário.

Medidores de PFE necessitam algum cuidado. Sigas as instruções de limpeza que acompanham o aparelho. Isto ajudará a manter a sua acurácia.

 

Apesar do seu PFE normal previsto ser determinado pela altura, idade e sexo, é preferível medir o controle da asma comparando as medidas diárias do PFE com seu "melhor PFE pessoal". Isto é definido como a maior medida que você pode atingir no meio de um dia bom, após usar seu broncodilatador inalatório. Seu médico pode ajudá-lo a determinar seu "melhor PFE pessoal" usando um forte regime medicamentoso para normalizar a função pulmonar, que será determinada pelas medidas altamente sensíveis da espirometria. Os valores podem ser correlacionados com seus próprios valores do PFE para traçar objetivos para o manejo da asma.

 

Assim que o "melhor PFE pessoal" tenha sido estabelecido, todos os esforços devem ser feitos para manter os valores no mínimo em torno de 80% deste valor. O sistema de "semáforo" foi estabelecido para ser um guia para ajudar os pacientes no manejo da asma.


  • ZONA VERDE
PFE 80% a 100% do "melhor PFE pessoal":
SIGA – você dever estar relativamente livre de sintomas e pode manter seu regime médico atual. Se você está usando medicações cronicamente e o PFE está constantemente na zona verde, com mínima variação, seu médico pode considerar uma gradual diminuição da sua medicação diária.
  • ZONA AMARELA
PFE 50% a 80% do "melhor PFE pessoal":
ATENÇÃO – A asma está piorando. Um aumento temporário na medicação para a asma é indicado. Se você usa medicação crônica, a terapia de manutenção irá provavelmente precisar ser aumentada. Entre em contato com seu médico para ajustar seu tratamento.
  • ZONA VERMELHA
PFE abaixo de 50% do "melhor PFE pessoal":
PERIGO – O controle da asma está falhando. Use seu broncodilatador inalatório. Se o PFE não retornar a zona amarela, entre em contato com seu médico imediatamente, ou inicie terapia agressiva orientada pelo médico. Em qualquer caso, a terapia de manutenção dever ser aumentada.


Este sistema de "semáforo" são apenas recomendações para simplificar o manejo da asma. O sucesso do controle da asma depende de uma parceria entre o paciente e o médico. Comunicação aberta e troca de informações podem ser melhoradas com a monitorização do PFE.


 

Artigos, Notícias e Avaliações Físicas

::.  A-Importancia-da-Avaliacao-Fisica
::.  Alta-Frequencia
::.  A-Marcha
::.  A-Plataforma-Vibratoria-como-recurso-terapeutico
::.  A-Postura-Correta
::.  Atuacao-do-fisioterapeuta-no-tratamento-de-pacientes-portadores-da-Sindrome-de-Guillain-Barre
::.  Banho-de-Parafina
::.  Bioquimica-Sanguinea
::.  Bronzeamento-a-Jato
::.  Cervicalgia-quando-e-como-trata-la
::.  Cientistas-criaram-um-sapato-que-pode-ajudar-pessoas-com-problemas-de-locomocao-a-voltar-a-andar
::.  Coffito-reconhece-novas-especialidades
::.  Como-comprar-em-nosso-site
::.  Como-o-estresse-pode-afetar-sua-saude-e-como-lidar-com-ele
::.  Corrente-Russa
::.  Deficiencia-de-vitamina-D-pode-explicar-diferentes-tipos-de-obesidade-entre-racas
::.  Dependencia-do-Fumo
::.  Depilacao-Definitiva
::.  Diabetes-aumenta-risco-de-ombro-congelado
::.  Diatermia-por-Ondas-Curtas
::.  Dicas-para-praticar-corrida-sem-prejudicar-a-saude-da-coluna
::.  Dieta-vegetariana
::.  Drenagem-Linfatica
::.  Efeitos-do-TENS/FES-Fisioterapia
::.  Efeitos-do-Ultra-som-em-Fisioterapia-e-Estetica-Eletroterapia
::.  Eletroterapia
::.  Eletroterapia
::.  Eletroterapia-em-Ulceras-de-Pressao
::.  Endermologia
::.  Estetica-Dicas-de-tratamentos-para-o-corpo
::.  Exercicio-fisico-durante-a-gravidez-faz-bem-para-o-coracao-do-bebe
::.  Exercicios-dentro-da-agua
::.  Exercicios-para-idosos-exercicios-aerobios-ou-pesos?
::.  Ficha-de-Anamnese
::.  Fisioterapia/Definicao
::.  Fisioterapia-adequada-melhora-qualidade-de-vida-de-maes-e-fetos
::.  Fisioterapia-Neurologica
::.  Fisioterapia-oncologica-Maior-qualidade-de-vida-aos-pacientes
::.  Flexibilidade
::.  Frio-ou-Calor
::.  Futebol-melhora-a-saude-e-as-habilidades-sociais
::.  Ginastica-Laboral-trabalha-reeducacao-postural-e-alivia-o-estresse
::.  I.M.C-em-Adultos
::.  Indice-de-Atividade
::.  Infra-vermelho
::.  Massoterapia
::.  Medicao-de-Pico-de-Fluxo-Expiratorio
::.  Mesoterapia-sem-Agulhas
::.  Metodo-Bobath
::.  Microdermoabrasao
::.  Nutricao-e-Saude-Estetica
::.  O-Tendao-Calcaneo-Saiba-mais-sobre-ele
::.  PAR-Q
::.  Peeling-Ultrasonico
::.  Pilates
::.  Pilates-Fisioterapeuta-x-Educador-Fisico
::.  Prazo-de-entrega-de-pedidos
::.  Pressao-Arterial
::.  Propriocepcao
::.  Quick-Massage-Beneficios
::.  Referencial-Nacional-de-Honorarios-Fisioterapeuticos
::.  Relacao-da-Cintura-e-do-Quadril
::.  Seis-passos-para-manter-sua-barriga-em-forma
::.  Taxas-de-metabolismo-podem-prever-mortalidade
::.  TENS-nas-Cefaleias-Tensionais
::.  Termoterapia
::.  Tratamento-com-Laser
::.  Turbilhao-para-Fisioterapia
::.  Ultra-som
::.  Uso-errado-de-notebooks-pode-causar-danos-na-coluna
::.  Vacuoterapia
::.  Vapor-de-Ozonio
::.  Vibrocell-x-Cellutec

Boletim Informativo
Receba em seu e-mail  promoções e informações sobre saúde
Cadastrar
Descadastrar

  

 

                   

 


   

 

LiveZilla Live Help

 

 

      

Privacidade e Segurança
Formas de Pagamento
Formas de Entrega Trocas e Devoluções Como Comprar
 

 

              

 

____________________________________________________________________________

 

 

Principais categorias

 

 

Aparelhos de Estética

 

 

Aparelhos de Eletroterapia

 

 

Aparelhos de Radiofrequência

 

 

Aparelhos de Lipocavitação

 

 

Aparelhos de Luz Intensa Pulsada

 

 

Aparelhos de Fototerapia Laser e LED

 

 

Aparelho de Carboxiterapia

 

 

 

Selos e Parceiros

         Nesta loja o cliente efetua pagamento em ambiente seguro - SSL 128 bits
 



CAPPE Material Médico-Hospitalar EIRELI - CNPJ 05.832.184/0001-70 - Rua Paraíba, 488 - Centro - Divinópolis/MG - Telefone 37 3213-2913
*Todas imagens dos produtos são de caráter ilustrativo, e não definem o tamanho real do produto ou exata definição das suas cores.

Copyright© www.diprofisio.com.br - todos direitos reservados