Cuidado com as manchas solares no verão

Tempo de leitura: 2 minutos

Cuidado com as manchas solares no verão

Estar com o bronze em dia e desfilar o corpo dourado é o principal desejo de verão. O que grande parte das pessoas se esquece é que a exposição da pele ao sol, sem proteção, é um vilão para a saúde. É preciso se precaver e cuidar da pele para garantir a cor da estação, sem as temidas manchas.

Expor-se ao sol é o método tradicional de bronzeamento, porém é ele quem apresenta os maiores riscos à saúde. Os raios solares, principalmente o UVA, causam danos expressivos à pele, se não forem bloqueados com o uso de protetor solar.

Roupas, chapéus e óculos também contribuem como uma barreira de proteção, mas o melhor conselho ainda é abusar do protetor solar, reaplicando a cada duas horas, e respeitar o horário de exposição indicado pelos especialistas, entre às 10h e 16h.

Por vezes, mesmo com todos os cuidados, as manchas (ou melanodermias) surgem como uma defesa natural da pele. A melanina, responsável pela pigmentação e consequentemente pelo tom “dourado” da pele, responde de maneira ativa a esta agressão, intensificando a cor, mas concentrando-se em determinados pontos.

Uma forma eficaz de eliminar estas manchas solares, como a melanose solar, é recorrer à luz intensa pulsada, que atua realizando a quebra dos melanossomas por ação do calor, fragmentando a melanina em pequenas partículas. As células que contém a melanina são danificadas, apresentando resposta de clareamento à luz. Porém, este é um recurso contraindicado para peles bronzeadas e com melasma.

Outro método eficiente no clareamento de manchas, como o melasma, é o uso do LED azul, que proporciona o clareamento da pele. A absorção da luz pelas células leva ao aparecimento de radicais livres de oxigênio e peróxido de hidrogênio, que, por sua vez, agem destruindo as ligações químicas bivalentes, transformando-as em ligações simples, produzindo o efeito de clareamento.

A HTM Eletrônica conta em sua linha com os equipamentos Light Pulse (luz intensa pulsada) e Fluence (Laser e LED de baixa potência), que são ideais para estes tratamentos. Ambos atuam com eficácia e segurança, garantindo os melhores resultados em pouquíssimas sessões.

 

Fonte: HTM Eletrônica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *