Como fazer com que clientes satisfeitos gerem novas vendas para a sua empresa.

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Como fazer com que clientes satisfeitos gerem novas vendas para a sua empresa.

Com o mercado cada vez mais competitivo, crise econômica, demanda enfraquecida e seletiva, confiança em baixa, crédito escasso, inflação e desemprego nas alturas. Em um cenário cheio de incertezas, as empresas têm dado mais atenção ao atendimento aos clientes, que, por sua vez, estão cada vez mais exigentes com relação aos produtos e serviços que estão adquirindo.

Satisfação dos clientes nem sempre é tarefa fácil. Fidelizar, alimentando o ego de forma personalizada, faz com que eles possam ajudar a gerar mais vendas para a empresa.

Perceba o que seus clientes realmente desejam

Essa atitude é fundamental na hora de satisfazer os clientes e fidelizá-los.

Para conseguir oferecer exatamente aquilo que eles precisam ou desejam é necessário primeiramente entender quais são suas reais necessidades, expectativas e gostos.

Não tenha receio de fazer perguntas. É através delas que você conseguirá identificar quais produtos ou serviços atendem a essa demanda.

Um pouco de sensibilidade emocional é indispensável ao abordar, para que esse primeiro contato não se transforme em um verdadeiro desastre.

Reconheça a importância de atender o cliente para além da venda 

Já ouvi  no mercado muitos profissionais de venda, empresários e empreendedores relatarem que se preocupam com o bom atendimento somente no ato da venda, mas, por não saberem ou não acharem relevante, falham em oferecer suporte após a compra do serviço ou produto (pós-venda).

Entretanto, é importante que haja um canal de comunicação para que o cliente possa entrar em contato com a empresa, seja para esclarecer dúvidas, fazer sugestões ou ainda reclamar sobre alguma insatisfação com o produto (bem ou serviço).

Ao perceber o interesse da organização em resolver suas questões o cliente saberá reconhecer os esforços e, ficando satisfeito com a solução apresentada, se manterá fiel à sua marca.

Saiba qual o perfil de cada cliente

Através da gestão dos clientes é possível saber qual o perfil de compra da sua clientela (sexo, valores culturais, religião, gênero, características sociais e financeiras, …), identificando inclusive quais são aqueles que compram mais e melhor. Dessa forma você poderá agradá-los, através da oferta de condições especiais de pagamento, brindes ou algum outro diferencial — inclusive por indicarem novos clientes, por exemplo. Isso fará com que eles se sintam especiais.

Sabendo quem é seu público-alvo você também poderá direcionar sua estratégia de comunicação, fazendo com que a divulgação seja mais eficaz e ofereça produtos que condizem com o perfil desses clientes.

Seu ticket médio não será resultado somente do bom aproveitamento da sua demanda espontânea, mas aquele que você um dia atendeu com eficiência, poderá consumir hoje também.

Lembre-se de que clientes satisfeitos geram novas vendas

Um cliente satisfeito é um cliente que certamente irá indicar sua empresa para seus parentes e amigos. Referências oferecidas por quem sabe da qualidade do produto/serviço da sua marca muitas vezes são mais eficazes até do que divulgações realizadas através de propagandas e redes sociais. Portanto, dê atenção ao atendimento que você oferece a seus clientes e faça com que isso seja um diferencial para o seu negócio!

Trate-o como deseja ser tratado. Seja espelho dos seus próprios princípios. Copie e cole a todo instante as suas expectativas de consumidor. Seja vigilante e cuidadoso nos seus métodos. Paciência com o tempo e haja com temperança.

A satisfação dos seus clientes é algo que passa pela compreensão de suas necessidades e qual a melhor forma de atendê-las, sempre na busca de superar suas expectativas. É preciso muito trabalho duro para cultivar e manter um bom relacionamento, sempre trazendo o cliente para perto de sua empresa.

As revoluções industrial e tecnológica facilitaram bastante o processo de produção, mas ainda não foi desta vez que o ser humano foi substituído por máquinas. Somos movidos a emoções, mesmo aqueles avessos ao primeiro contato, possuem seu ponto C, de conquistados.

E você, como faz para encantar seus clientes? Tem alguma outra dica que não citei aqui?

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