3º Mês de Vida » Movimento e Desenvolvimento

Tempo de leitura: 2 minutos



O bebê de 3 meses sorri, acompanha com os olhos e com a cabeça quando lhe falam ou quando ouve ruídos, emite gritos agudos e mostra prazer ao ouvir os sons que produz.

No terceiro mês o bebê acompanha os objetos a mais de 180º e a uma distância de 30 a 40cm (FLEHMIG). Além disso o bebê percebe cores e formas tridimensionais.

* Supino (Deitado de barriga pra cima)

– Cabeça

A principal característica do bebê com 3 meses é a simetria corporal e a orientação da cabeça na linha média.

– Membros superiores

Os ombros do bebê se encontram mais abduzidos e rodados externamente; os corovelos mais estendidos; os punhos e dedos também estendidos, sendo que a mão se encontra frequentemente aberta.

– Membros inferiores

O bebê de três meses quando colocado em supino assume uma postura típica dessa idade denominada frog-legged, que por sua vez, consiste na abdução e rotação externa dos quadris, flexão dos joelhos, bem como dorsoflexão e eversão do tornozelo.

* Prono (Deitado de barriga pra baixo)

– Cabeça

A cabeça está livre para rotação para ambos os lados e ergue-se até 45º (FLEHMIG). Isso se deve a uma maior extensão da coluna torácica e lombar alta, além da contribuição do alongamento dos flexores do quadril.

– Membros superiores

Aos três meses o bebê, em prono, mantém a cabeça estendida a 45º, os ombros mais abduzidos, os cotovelos fletidos a 90º na linha dos ombros, os antebraços pronados, os punhos levemente estendidos e os dedos alternando entre flexão e extensão. Essa é a chamada posição de Puppy.

– Membros inferiores

Apresentam-se simétricos na posição de puppy.

* Puxado para sentar

O bebê de 3 meses usa a reação óptica de retificação, através da fixação dos olhos em um objetivo, para reforçar a estabilização da cabeça (BLY, 1994).

* Sentado

A coluna do bebê quando mantido sentado está mais estendida, o que se deve à maior atividade dos paravertebrais em prono.

A cabeça nessa posição se mantém erguida sem cair para frente.

* Pé

A fase de astasia-abasia começa a desaparecer pelo fim do 3ª mês. Assim, quando colocado em pé, o bebê novamente recebe peso nos pés. No entanto, a marcha automática não pode ser vista nesta fase (BLY, 1983).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *